Entenda agora se o marketing B2B é indicada para o seu negócio

Entenda agora se o marketing B2B é indicada para o seu negócio

A comunicação business to business, também conhecida como B2B, são empresas que fazem negócios com outras empresas, ou seja, quando comercializam entre elas, uma como cliente e outra como fornecedora.

Diferentemente do B2C, que é quando uma empresa vende diretamente para um consumidor final, no processo de venda B2B existem mais dificuldades de o cliente ser persuadido por gatilhos de vendas e as negociações são mais lentas. A tomada de decisão é feita pelo lado mais racional, pensando no custo-benefício.

As jornadas de compras no B2B costumam ser mais longas e feitas em escala maior. Por este motivo, é importante construir uma relação de confiança com o cliente, além de focar na geração e segmentação dos leads, pois assim fica menos burocrático conseguir gerar vendas futuramente.

As principais estratégias de marketing B2B

As empresas de soluções tecnológicas, produção de conteúdo, serviços de logística, gestão de recursos humanos e fornecedores de matéria-prima e insumos são algumas das empresas/segmentos que devem investir no marketing B2B. Pensando nisso, listamos as 4 principais estratégias de marketing B2B:

  1. Diferenciação
    Nesta estratégia todos os esforços são voltados para atender às expectativas do cliente. É importante ser superior à concorrência e valorizar alguma questão importante para o público-alvo.
  2. Oceano azul
    Tem como objetivo criar um novo modelo de negócio para atender a um público já existente, mas que ainda não é atendido pelas empresas já estabelecidas no mercado.
  3. Foco em um nicho específico
    Um grande exemplo desta estratégia é a Apple. Ela focou no nicho de design e moda, por exemplo. Então é extremamente raro você entrar em uma empresa destes nichos e encontrar equipamentos que não sejam da Apple.
  4. Eficiência em custos
    Presente em empresas que possuem alguma vantagem competitiva importante que permite entregar um serviço/produto em um tempo menor ou por um preço mais em conta do que os seus concorrentes. Alguns exemplos destas vantagens: custo de armazenagem menor, montagem rápida e sistema ágil de controle de estoque.

Como colocar nas mídias sociais o marketing B2B?

Textos com dados, contextualização e informações são muito interessantes para colocar o B2B em prática. E alguns dos principais canais que apresentam boas respostas para o B2B são: e-mail marketing, redes sociais, textos para blog e site.

Mas não esqueça que a presença de uma equipe de comunicação é essencial para conseguir realizar o direcionamento das estratégias de marketing B2B da melhor forma para obter os melhores resultados.

Diego Rodrigues

Diego Rodrigues é jornalista (Mtb 34.533) especializado em marketing digital, MBA em Comunicação Empresarial, MBA em Gestão Empresarial, CEO da Agência de Marketing A²CR e lidera uma equipe multidisciplinar capaz de planejar e executar ações avançadas de comunicação e marketing.

Deixe um comentário