Entenda porque você precisa seguir um calendário editorial

Entenda porque você precisa seguir um calendário editorial

Você já ouviu falar em calendário editorial?

Não é segredo para ninguém que uma boa estratégia de marketing depende de um bom planejamento. Mas o que poucas pessoas se atentam é ao fato do calendário editorial ser uma ótima forma de conseguir um bom planejamento e, consequentemente, bons resultados de marketing.

Não adianta estar em todas as redes sociais se o conteúdo postado não for atualizado ou se as publicações não forem feitas de forma regular. E a melhor forma de evitar problemas e se destacar nas redes sociais é apostar no uso de um calendário editorial.

Mas, afinal o que é um calendário editorial?

A resposta para esta pergunta é muito simples! O calendário editorial é um cronograma de conteúdos a serem explorados e postados nas suas redes sociais. Seu calendário precisa ter os seguintes elementos: data da publicação, tipo de conteúdo, prazo de produção, pautas e palavras-chaves.

Ter um calendário editorial é essencial para quem quer acabar com aquela correria da hora de fazer uma publicação, não quer deixar passar nenhuma data/evento importante, quer manter a regularidade das postagens e desejar planejar as próximas publicações com antecedência.

Um ponto importante: o tipo de conteúdo

Segundo dados divulgados na pesquisa Content Trends 2019, aproximadamente 97% das pessoas consomem conteúdo online. Mas cada pessoa tem a sua preferência por um determinado tipo de conteúdo. Por este motivo é importante conhecer bem o seu público-alvo, para saber qual vai ser a melhor forma de interagir com ele.

Pensando nisso, separamos alguns tipos de conteúdos que podem ser adotados na sua estratégia de marketing, levando em consideração sempre o objetivo do seu negócio e o seu público-alvo.

  • Texto: texto para blogs; e-book; planilhas; checklist.
  • Vídeo: webinar.
  • Gráfico: fotos; infográficos.
  • Áudio: podcast; narração de posts; audiobooks.
  • Multimídia: consiste em juntar dois ou mais tipos de mídia em um mesmo conteúdo (por exemplo, em um publicação de blog você pode ter texto, infográficos e vídeos) 

Diego Rodrigues

Diego Rodrigues é jornalista (Mtb 34.533) especializado em marketing digital, MBA em Comunicação Empresarial, MBA em Gestão Empresarial, CEO da Agência de Marketing A²CR e lidera uma equipe multidisciplinar capaz de planejar e executar ações avançadas de comunicação e marketing.

Deixe uma resposta

I accept the Privacy Policy