Frio, morno ou quente: conheça os tipos de público

Frio, morno ou quente: conheça os tipos de público

Você já deve ter ouvido falar em leads mornos, quentes e frios. Mas afinal, você sabe de fato o que isso quer dizer?

Os leads são os contatos capturados através de ações de marketing. São pessoas interessadas no produto ou serviço oferecido pela empresa. Mas não necessariamente todos eles efetuam a compra e se tornam clientes.

A temperatura do seu público

Quando o assunto são os leads, existem três contextos que você pode encontrar. Esses três contextos foram traduzidos em quente, morno e frio.

Quente: são aquelas pessoas que conhecem o seu produto, sabem da qualidade e já compraram; 

Morno: aqueles que já ouviram falar sobre o seu produto e se interessam por ele, mas nunca chegaram a comprar;

Frio: pessoas que nunca ouviram falar do seu produto e não estão interessadas em adquirir.

Quanto maior a temperatura do seu lead, maiores são as chances de conversão.

Exemplificando, um lead quente é aquela pessoa que já comprou e costuma comprar em uma loja virtual. O lead morno é caracterizado pela pessoa que viu o produto, adicionou no carrinho, mas não efetuou a compra. Já o lead frio é aquele que nunca ouviu falar daquela loja virtual ou já ouviu falar, mas não tem interesse em conhecer.

E como essa separação por categorias pode me ajudar?

Ao definir a temperatura do seu lead, você pode pensar em estratégias diferentes para cada um deles.

Para o público quente, talvez enviar um e-mail marketing com uma grande oferta que provavelmente vai convencê-lo de comprar. Já para o público morno, apresentar o diferencial da sua empresa e as vantagens que ele terá ao adquirir o seu produto. Para o público frio, apresentar a sua empresa e os benefícios que quem é seu cliente tem.

Esses são apenas exemplos de estratégias que podem ser utilizadas. O importante é parar para estudar cada um dos tipos de clientes e definir a estratégia que será utilizada.

A assessoria é um serviço ideal para quem não tem um setor de marketing e precisa de alguém para pensar e executar uma estratégia global para o negócio. Isso permite o máximo de eficiência no alcance de resultados. A A2CR pode te ajudar pensando em uma excelente estratégia e preparando a sua empresa para ela.

Deixe uma resposta