Funil de vendas? CTA? Persona? Não sabe o que são estes termos? A A2CR explica!

Funil de vendas? CTA? Persona? Não sabe o que são estes termos? A A2CR explica!

Todo mundo sabe que o Marketing Digital usa a internet para divulgar e comercializar produtos e serviços, desenvolver uma marca e criar uma relação com os consumidores. Mas para saber como isso é possível e alcançar todos os objetivos é essencial entender alguns dos principais conceitos da área.

Para começar a entender o universo do Marketing Digital, separamos 10 dos principais termos da área, veja:

  • Funil de vendas: 
    Este termo é usado para entender o quanto seus leads estão próximos de se tornarem clientes de fato. O funil possui três macro etapas: topo, meio e fundo. E existem conteúdos e linguagens apropriadas para cada uma das etapas.
  • Lead:
    Chamamos de lead todo o cliente em potencial do negócio. Usar conteúdo de qualidade e apropriado é o segredo para realizar a transição de lead para cliente. Fique sempre atento ao interesse de cada lead.
  • Landing page:
    É uma página feita exclusivamente para oferecer um serviço/produto (uma promoção ou um material gratuito, por exemplo), em troca de algo. Este “algo” pode ser dinheiro ou informações pessoais para nutrir um lead posteriormente.
  • Persona:
    Este é o nome dado para a representação de um cliente ideal. E só é possível montar esse perfil único através de muita pesquisa com os clientes que seu negócio já tem.
  • CTA:
    Call to action (CTA) é um convite presente em sites, e-mail marketing e anúncios que tem como objetivo fazer os visitantes interagirem com algum conteúdo. Também conhecida como chamada à ação, é muito comum que esta tática de interação apareça em botões e com verbos conjugados no imperativo.
  • SEO:
    O Search Engine Optimization é uma técnica que tem como objetivo melhorar o posicionamento das páginas de um site em portais de busca, como o Google, por exemplo. Quanto melhor for seu SEO, mais pessoas visitarão sua página.
  • CRM:
    Customer Relationship Management (gestão de relacionamento com o cliente) é um dos sistemas mais importantes em uma empresa, principalmente como estratégia na área de vendas. Porque, além de manter todos os clientes cadastrados em um único lugar, o CRM armazena informações importantes de atendimento, compras e canais de preferência de cada cliente. 
  • CAC:
    O CAC, custo de aquisição por cliente, é um cálculo que mostra quanto é necessário gastar para conseguir o cliente de uma empresa. Este é um indicador determinante para iniciar qualquer estratégia de marketing.
  • Remarketing:
    Consiste em fazer uma ação de marketing específica para pessoas que já demonstraram interesse em algum produto/serviço da sua empresa, mas que acabaram não fechando negócio da primeira vez. É como uma segunda chance de “conquistar” esse possível cliente.

Este é só o começo para quem quer entender melhor sobre o universo do Marketing Digital. Quer saber mais? Entre em contato com a gente!

Diego Rodrigues

Diego Rodrigues é jornalista (Mtb 34.533) especializado em marketing digital, MBA em Comunicação Empresarial, MBA em Gestão Empresarial, CEO da Agência de Marketing A²CR e lidera uma equipe multidisciplinar capaz de planejar e executar ações avançadas de comunicação e marketing.

Deixe um comentário